Páginas

quarta-feira, 22 de junho de 2011

“Tomem o Poder”


No último sábado, José Dirceu participou do 2º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas em Brasília. Entre muitos assuntos debatidos, liberdade de imprensa, liberdade de expressão e documentos ocultados da época da ditadura não puderam ficar de fora.

Sem hesitar, Dirceu respondeu tudo muito bem humorado, sem fugir de questões polêmicas, como sua opinião sobre os blogueiros, processos recebidos, documentos ocultos, STF entre outros. Como Dirceu falou, a mídia tem uma importância muito grande na opinião das pessoas, mas são os blogueiros. “...é essa mídia alternativa que vai mostrar o outro lado, como aconteceu nas últimas eleições”.

Dirceu tentou se esquivar para dar sua opinião sobre os meios de comunicação no Brasil. “Minha opinião já não importa mais, sou apenas um cidadão civil como qualquer outro”, mas enfatizou ao dizer que “...não se pode tirar a importância da rede Globo como exportadora de conteúdo da cultura brasileira”. E como o próprio José Dirceu falou, nós da rede da Blogosfera, temos uma responsabilidade muito grande. E o que os blogueiros devem fazer na comunicação? “Tomem o poder”, diz Dirceu.

Qual é a importância da web hoje nos meios de comunicação?

Talvez não tenha nada mais importante nos últimos anos do que a internet como um movimento de blogueiros para garantir a manutenção de liberdade de expressão, pois há movimentos claros no sentido contrário. Existe uma briga política também, pois informar é exercer o poder político. E esse poder político está sendo democratizado no Brasil, o que é natural também, não vejo isso como ir contra aos meios de comunicação no Brasil, quanto mais, melhor, isso sem tirar a importancia e o papel dos meios de comunicação.

E qual importância desses meios hoje, mesmo com a internet?

Eu nao vou negar a importância da Globo como produtora de conteúdo, como exportadora de conteúdos e da cultura brasileira. O bom é ter mais meios de comunicação, mais meios de informação e a internet possibilitou isso. Fora o papel de uma nova forma de organização que a internet permite nas redes e nos movimentos sociais e políticos. São excelentes, para a juventude principalmente.

E o que falar ao movimento dos blogueiros no Brasil?

Se eu fosse dar uma palavra de ordem, falaria aos blogueiros “tomem o poder, dos partidos,das redes, da sociedade, tomem o poder, pois é o que a juventude tem que fazer, porque nós estamos fazendo isso há 40, 50 ou 60 anos.

Sigilos
José Dirceu comenta que é muito comum países manterem sigilos em assuntos estratégicos, como fronteira, questões nucleares, mesmo pela segurança de sua população. Documentos da Ditadura, na qual ele foi um grande ativista contra o regime, foram mencionados para que sejam mostrados e responsabilizar os culpados dos desaparecimentos, das torturas e mortes no Brasil na época do regime militar.

Não é ruim os países manterem os assuntos em sigilo, como questões nucleares e documentos da ditadura?

Todos os paises têm uma série de assuntos que são tratados como sigilo, questões nucleares, questões de defesa nacional, de fronteira, integridade territorial... Se ficar restrito só a isso, não tem nada a ver com documentos da época da ditadura, nem outros assuntos do governo.

Mas como saber?

Tem uma comissão, e essa comissão tem que apresentar as razões do que ela quer com o documento. Tem que ser transparente, ficar restrito por que? Não pode ser segredo... Mas isso sempre tem risco, todos os governos em todos os estados. Você pode ter segredos nucleares e depois de 20 anos descobrir que os residuos nucleares não eram bem tratados e isso torna-se segredo de estado. O ideal seria que nós não tivessemos nenhuma restrição, mas a vida é dura né, nao é bem assim.

Mas e a sua opinião, pessoal mesmo...

A minha opinião não tem importância(risos). Não sou mais do governo, sou um cidadão. Antes de mais nada, eu sou a favor de nenhuma restrição sobre a informação, até porque eu fui vítima da ditadura e até hoje nós não temos acesso aos documentos e arquivos, não que eles existam, porque há dúvidas sobre se eles existem, mas isso tem que ser reconstituido e quem destruiu tem que ser punido. Esse processo não começa nunca no Brasil, nem em outros países. Isso não tem nada a ver com anistia.

O Governo recentemente enterrou a possibilidade de rever os documentos...

O Supremo Tribunal Federal, não o governo. E quando o STF deu o padecer, o Supremo não havia tomado uma posição sobre, ela defendeu uma posição que existe, e esses crimes não prescrevem portanto estão na lei da anistia. São crimes de tortura, assassinatos políticos, ocultação de cadaver, uma série de crimes que foram cometidos, mas não foi entendimento do Supremo. A AGU(Advocacia Geral da União) não pode defender uma tese(contrária) dada há dois meses pelo supremo.

Lei da anistia?

Eu vou continuar defendendo a posição que mais cedo ou mais tarde a liga internacional será declarado que o Brasil está fora da lei, porque não se pode dizer que crimes que foram cometidos na ditadura militar não sejam alvo de investigações. Qual pais, principalmente na America do Sul, não tem esse segredos? Não estamos pedindo pra processar ninguém, nós como sociedade civil queremos a responsabilidade, reconhecer os autores dos crimes praticados, que eles pelo menos sejam expostos, porque nós temos transparência, tudo o que nós fizemos nós fomos processados. É engraçado, nós fomos processados, exilados, torturados, presos, perdemos empregos, famílias, uns foram assassinados, centenas ainda estão desaparecidos, agora querem reciprocidade, investigar os torturadoes e investigaram nós também. Isso é uma aberração, não estamos pedindo nada demais,queremos a verdade só. Uma comissão da justiça da verdade.

Um comentário:

  1. Olá companheiro, estive tb no II Encontro de Brasília e Nós os "sujos", precisamos fortalecer a Blogosfera.
    Estou seguindo vc nos seguidores de seu Blog e coloquei se Blog na lista dos meus Blogs.
    Se o companheiro olhar meu Blog e gostar, agradeço se fizer o mesmo.
    Qualquer coisa que quiser detonar, é só mandar.
    Abraço e nos veremos no III Encontro na Bahia.

    ResponderExcluir