05/06/2011
por Cynthia Semíramis
No século XVIII, em Minas Gerais, as críticas aos desmandos do governo mineiro e da Coroa portuguesa, descritas em parte nas Cartas Chilenas e a ânsia pela independência e pela república geraram a Inconfidência Mineira, um movimento revolucionário que foi interrompido às vésperas da revolução, sendo os insurgentes punidos. Segundo os autos da Devassa:
Mostra-se que entre os chefes e cabeças da conjuração, o primeiro que suscitou as idéias de república, foi o réu Joaquim José da Silva Xavier, por alcunha o Tiradentes, alferes que foi da Cavalaria paga da Capitania de Minas, o qual há muito tempo que tinha concebido o abominável intento de conduzir os povos daquela Capitania a uma rebelião pela qual se subtraíssem da justa obediência devida à dita Senhora formando para este fim publicamente discursos sediciosos que foram denunciados ao Governador de Minas
Tiradentes foi punido por ter pronunciado palavras que visavam a uma alteração da ordem pública. Na época dele, discursos sediciosos equivaliam a ir contra o poder constituído, querer trocar a monarquia pela república, querer a igualdade (exceto em relação a mulheres e escravos), acabar com os desmandos dos poucos que se mantinham no poder através da violência e da censura.
Nos dias de hoje, discursos sediciosos são os que combatem discriminação (inclusive as causadas pelo racismo, machismo e homofobia) e lutam pela igualdade entre todas as pessoas. Discursos sediciosos são também os discursos que desnudam e criticam o “excelente relacionamento” entre a grande mídia e governantes, ex-governantes e servidores públicos de alto escalão. Essas relações espúrias entre imprensa e governantes, especialmente em Minas Gerais, estrangulam a liberdade de expressão e não cumprem o compromisso de informar a população.
Tenho certeza que quem me lê se reconhece nessas descrições, e vai gostar de vir participar do Bloguemus Quæ Sera Tamen. Trata-se de um evento para reunir as pessoas sediciosas de Minas Gerais, possibilitando maior interação e parcerias com vistas a ampliar os nossos discursos sediciosos. Adicionalmente, o evento será também um preparatório para o 2º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas.
Durante o Bloguemus Quæ Sera Tamen discutiremos liberdade em Minas Gerais, abordando ativismo nas redes sociais, mídia e liberdade de expressão. Teremos ainda uma mesa-redonda específica para discutir combate (inclusive nas redes sociais) a todo tipo de discriminação, o que certamente interessará a feministas e LGBTs.
Evento: Bloguemus Quæ Sera Tamen
Data: 10 de junho, a partir das 18h, e 11 de junho, das 8:30 às 19h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário