Páginas

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Carta de Ativistas de Redes Sociais de Minas Gerais reunidos no Bloguemus Quae Sera Tamen


Minas Gerais tem um histórico de luta contra a tirania. Após a Inconfidência Mineira, Tiradentes foi punido por ter pronunciado palavras que visavam a uma alteração da ordem pública. Na época dele, discursos sediciosos equivaliam a ir contra o poder constituído, querer trocar a monarquia pela república, querer a igualdade (exceto em relação a mulheres e escravos), acabar com os desmandos dos poucos que se mantinham no poder através da violência e da censura.

Nos dias de hoje, discursos sediciosos são os que combatem discriminação (inclusive as causadas pelo racismo, machismo e homofobia) e lutam pela igualdade entre todas as pessoas. Vivemos em um estado tomado por poderosos que manipulam os meios de comunicação. Tentam e qualquer forma usar o poder público para inibir manifestações e censurar informações negativando o governo.

Discursos sediciosos são também os discursos que desnudam e criticam o “excelente relacionamento” entre a grande mídia e governantes, ex- governantes e servidores públicos de alto escalão. Essas relações espúrias entre imprensa e governantes estrangulam a liberdade de expressão e não cumprem o compromisso de informar a população.

Redes sociais são territórios dos discursos sediciosos por excelência: denunciam as falhas no acesso à informação, desmentem boatos, estimulam práticas democráticas, fazem oposição à grande mídia, criticam a interferência nas redações, zelam pela liberdade de manifestação de pensamento, estimulam soluções locais, quebram preconceitos, trazem novos pontos de vista e abrem espaço para discutir direitos das mulheres, combate ao racismo, à homofobia e a todo tipo de discriminação.

Porém, não basta proferir discursos sediciosos isolados. É necessário trocar informações, desenvolver estratégias de atuação conjunta, organizar e fortalecer os discursos para efetivá-los politicamente. No caso de Minas Gerais, o primeiro passo foi fazer um evento que retoma a vocação sediciosa mineira, reunindo pessoas que lutam também nas redes sociais para garantir a liberdade de expressão e acabar com todo tipo de discriminação.

Ativistas em redes sociais de MG se reuniram em BH nos dias 10 e 11 de junho de 2011 para o evento "Bloguemus Quæ Sera Tamen". Foram discutidos os caminhos dos discursos sediciosos mineiros, e definidos que os temas que nortearam o encontro, notadamente "Novas mídias e democratização das comunicações", "Combate a discriminações", "Liberdade de expressão e imprensa" serão retomados e ampliados nos próximos eventos.

Comissão Organizadora:
@ChinaBHZ, @fredwilliamm, @Inquietudine, @KerisonLopes, @LuisK2017, @MichaelRosa13, @Nartagman, @PedroVFerraz, @Semiramis

Nenhum comentário:

Postar um comentário