Páginas

terça-feira, 21 de junho de 2011

Democracia direta via redes virtuais

Gabriel Guimarães - Deputado federal (PT-MG)

Em meio de um pesadelo, a reforma política. Muitos falam, repetem sempre o mesmo:
1) o financiamento privado submete o político ao poder econômico e é o pai e a mãe da corrupção;
2) propor financiamento público é contraditório, pois o povo, comprovadamente, o rejeita;
3) voto em lista fechada elege quem não tem voto, tira a liberdade de escolha do eleitor e transfere a corrupção para dentro dos partidos;
4) o distritão é a morte dos partidos;
5) o voto distrital acaba com a proporcionalidade partidária e, portanto, com a democracia.

Nada avança, quero uma saída, clamo por socorro.

O guardião mitológico dos sonhos, Óneiros, ouve meu apelo e surge imediatamente em meu quarto. Magicamente, transporta-me até a antiga Grécia e mostra-me uma ágora, praça onde os cidadãos se reuniam e tudo decidiam. Ali assisti em pleno funcionamento uma assembleia resolutiva, formada por todos, a mais direta democracia de todos os tempos. Óneiros, então aponta a saída: “Para superar todos os problemas assinalados pode ser simples, composta de uma medida só: ao modelo político que vigir, sobrepor um novo poder a ser criado, a assembleia resolutiva, exercida diretamente pelo povo ou por parte tão significativa dele que permita alcançar equivalente legitimidade. A assembleia resolutiva será um poder popular pleno, que dará a palavra final, sobre medidas de interesse da população, sobretudo os projetos de lei. Os interesses escusos recuariam, pois seriam fatalmente esmagados nesse assembleia de massa. Que se constitua para isso uma imensa e única ágora nacional, agora. Óneiros se despede e eu desperto.

Em vigília, penso: por que não? Nossa ágora já está quase pronta. A ágora agora é em ambiente virtual, está nas redes sociais, no cyber espaço, com suas inesgotáveis possibilidades: sites, e-mails, newsletter, blogs, chats, e até second life! Hoje seria relativamente fácil se organizar um espaço dedicado de funcionamento ininterrupto, diariamente, por 24 horas, para discussão permanente, informação e defesa de opiniões, com a utilização do conjunto daqueles instrumentos. Nesse espaço virtual, seria instalada a nova Assembleia Resolutiva Eletrônica (ARE), composta por 1% dos eleitores de cada município, garantidos nas assembleias municipais o mínimo de 100 membros. No total, seria cerca de 1,4 milhão de brasileiros participando da ARE, amostra totalmente satisfatória para a exata representação do conjunto do país. Volume suficientemente grande para não permitir manobras, manipulações ou cooptações, e adequadamente pequeno para viabilizar o fornecimento dos instrumentos de acesso e informação, treinamento e logística para efetivas participações e votações.

As pautas seriam organizadas pelos legislativos contendo suas polêmicas, as demandas dos demais poderes, os temas de ofício e aqueles requeridos por parcelas significativas da população. A possibilidade de referendos e plebiscitos gerais ficaria mantida, bem como não seriam substituídos ou modificados os atuais poderes da República. O que se pretende é um acréscimo da democracia direta, a possibilidade de centenas de consultas por ano, um novo instrumento de controle externo, em plena harmonia com as instituições vigentes. A pauta seria discutida ao longo de um mês inteiro na ARE e, ao final, votada diretamente, como se fossem plebiscitos ou referendos. Os votos secretos seriam colhidos nas urnas eletrônicas atuais disponibilizadas uma em cada zona eleitoral.

A escolha dos membros da ARE, para o mandato de dois e não remunerado, deve ser a mais democrática, isenta de influências do poder econômico, a mais fiel às proporcionalidades, ideológicas, de gênero, etnias, níveis de renda, religiões, regiões, enfim, como se houvesse cotas exatas para tudo. O sorteio aleatório entre todos eleitores é precisamente o método que contempla tudo isso, além de ser o mais fácil e barato. Ampliar a democracia direta corresponde a anseio de meu partido e de vastos segmentos políticos e sociais do país. É ideia onírica, mas que pode ser real.

Fonte: Estado de Minas(exclusivo para assinantes)

7 comentários:

  1. Belíssimo texto onde se encontram os melhores sonhos de todo ativista consciente dentro da rede. Entretanto, as bandeiras gerais ainda precisam ser conquistadas para prover de chances esta meta.

    Universalização do acesso com o PNBL, Marco Regulatório, combate ao AI-5 Digital, liberdade garantida para todos e a exigência da responsabilidade na rede, não partidarização, respeito ao tempo de resposta da rede e suas idiossincrazias.

    Temos muito o que aprender ainda.
    Mas sonhar é imprescindível.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante o potencial da ARE. Pode não ser a salvação do planeta, mas pode ajudar a revolucionar o sistema eleitoral e político. Suas implicações são bem profundas, como salientou o Beto Mafra, mas nenhuma grande idéia desvinculou-se de grandes desafios. Parabéns, vamos elaborar isso daí, Gabriel.

    ResponderExcluir
  3. Meu Deputado é fera né companheirada...rsrs

    ResponderExcluir
  4. É Gabriel, a idéia é genial, não tem como principalidade manter vivo o sonho, mas pode ser o motor para a realização do sonho. O sonho, como muitos acreditam e se enganam, não nasce do nada, ele necessita pelo menos da potencialidade de realização, e as vezes, ele é tão premente que outros sonhos pegam carona na sua força. Quero dizer que o PNBL pode se tornar realidade a partir da necessidade da "ARE" nascer. Quero participar desta materialização com os demais companheiros.

    ResponderExcluir
  5. Uma bela iniativa do nosso compa! Precisamos aprofundar na proposta, é muito bem vinda!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom!!!!! Muito boa a iniciativa e apelo....Vamos juntos nessa..Não podemos esmorecer!!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Sejamos realistas, queiramos o impossível...
    (Lenin)
    Júlio d'Paula

    ResponderExcluir