Páginas

terça-feira, 8 de novembro de 2011

comunicação, mídia e redes sociais


Movimentos sociais e sindicais debatem
comunicação, mídia e redes sociais




Com o objetivo de aprofundar a discussão sobre a comunicação em Minas Gerais, na perspectiva da luta contra a hegemonia dos grandes grupos e do controle da mídia e pela democratização da informação, os movimentos sociais e sindicais promovem no dia 9 de novembro de 2011, o debate Mídia, Redes e Movimentos Sociais. Na atividade, será analisada a cobertura das manifestações dos movimentos populares e a importância das redes sociais na superação do bloqueio midiático no Estado.


Certos de que cada um dos temas renderia um seminário, os organizadores pretendem iniciar uma discussão qualificada sobre a comunicação no Estado e criar um grupo para formular propostas para a democratização da comunicação e descentralização das fontes de informação, com a construção de alternativas.


O evento será na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG), das 14 horas às 18 horas, e contará com a participação de militantes e dirigentes dos movimentos sindical, popular e social, jornalistas de entidades sindicais e parlamentares.


Convidados: Jonicael Cedraz de Oliveira/FNDC (BA)/UFBA; Beto Mafra/Blogprogmg; Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais; Júlio César Silva/Portal Minas Livre; Beatriz Cerqueira/Sind-UTE/MG; Movimento Minas Sem Censura; Fórum Social e Sindical; deputado estadual Carlim Moura (PC do B); Jornal Brasil de Fato; Instituto Helena Greco; Braúlio Siffert/Sind-Saúde/MG; Associação Cultural José Marti; Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e Brigadas Populares.



Programação
1. A comunicação como instrumento de transformação social – Jonicael Cedraz Oliveira
2. Mídia nas eleições 2010: tese de mestrado da UFMG – Bráulio Siffert/Sind-Saúde/MG
3. A cobertura da greve dos educadores - Beatriz Cerqueira
4. Novas abordagens da comunicação em rede – Beto Mafra
5. O combate ao bloqueio midiático em Minas Gerais – Júlio César Silva, Movimento Minas Sem Censura
6. A mídia e a Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) – Deputado estadual Carlin Moura/Movimento Minas Sem Censura
7. A mídia e os direitos humanos – Heloísa Greco (Bizoca)/IHG
8. O bloqueio midiático a Cuba – José Veira/Associação Cultural José Martí
9. A mídia e a reforma agrária – MST e Brigadas Populares
10. A construção das mídias populares – Frederico Santana Rick/Jornal Brasil de Fato
11.
Data: 9 de novembro de 2011 (quarta-feira)
Local: Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais – Avenida Álvares Cabral, 400 – Centro – Belo Horizonte (MG)
Horário: das 14 horas às 18 horas



Nenhum comentário:

Postar um comentário