Páginas

domingo, 15 de maio de 2011

Ainda que tardia!



Em Minas Gerais se fazem as coisas quando já estão extensa e profundamente pensadas, amadurecidas e não seria diferente com nosso encontro - já atrasado desde o ano passado - (excetuando-se o encontro que houve em Juiz de Fora, numa configuração menos abrangente que nossa pretensão territorial de agora), e que tem o desafio de se apropriar dos avanços alcançados nos outros encontros estaduais e da dinâmica da rede como um todo. Chegou o momento de levarmos os grandes assuntos que dizem respeito à toda a sociedade, em específico a rede virtual de comunidades, redes sociais, blogs e portais.

O Plano Nacional de Banda Larga, Marco Regulatório da Internet no Brasil, Militância na rede, Liberdade de expressão, reformas da legislação, reforma política, ameaças de controle de conteúdos, organização e ativismo, sustentação financeira dos blogs, são assuntos que dizem respeito ao dia-a-dia de quem está cada vez mais envolvido nessa revolucionária forma de comunicação e troca de idéias. O aprendizado é longo, a apropriação nem sempre é satisfatória dado que ainda temos em nossa memória e costumes as formas "antigas" de comunicação, mesmo informatizada.

Tudo mudou com a entrada daquilo que se convencionou chamar de WEB 2.0. Ao invés da conexão entre máquinas e pessoas, instalou-se a comunicação em tempo real e além dos limites geográficos, a conexão ENTRE PESSOAS. Hoje tudo está equalizado pela identidade de acesso, tudo tem perspectiva de funcionamento horizontal, acabaram-se as formas hierarquizadas de emissão de mensagens, da verticalidade das disposições das camadas sociais e seu diálogo desigual. Convivem no mesmo espaço os sem terra, os favelados, banqueiros e políticos, a massa intermediária dos trabalhadores prestadores de serviço e os industriais, funcionários públicos e gerentes de empresas multinacionais.No mesmo plano que converso com meu filho, no twitter, está a Presidenta Dilma.Iguais em nível de acesso.

Essa possibilidade assustadora ainda permanece intocada pela maioria das pessoas, por isso nossa tarefa é lutar por oportunidades iguais para todos e propiciar meios de nos organizarmos por áreas de atuação, interesses, disseminando cultura e conhecimento junto com nosso lazer e cotidiano. Por isso é imprescindível que tenhamos como metas a universalização de acesso, a preservação da liberdade, o princípio do compartilhamento construtivo, a busca dos encontros nas várias áreas de interesse de cada usuário, cada indivíduo, cada grupo.

Mesmo que cada evento desses tenha um cunho eminentemente político, procura-se evitar a partidarização dos debates, o debate partidário se dá no dia-a-dia mas há objetivos tão vastos que são capazes de aglutinar em dado momento os diferentes. Isso é a melhor porção desse território sem fronteiras que é a internet. Todos temos um aprendizado para a tolerância, a perda dos preconceitos, pois assim proporciona um universo mais amplo, com múltiplas abordagens e alternativas mais diversificadas de ação. Cada um tem seu lado, importam os caminhos que se possam caminhar juntos. Naturalmente os grupos vão se aglutinando por identidade ideológica, interesses de atuação, afeto, amizade e perspectiva de progresso pessoal.

Nada deve impedir, entretanto, a busca pelas bandeiras gerais, que sejam levantadas pela coletividade em busca do seu espaço de direito. O caminho está sendo trilhado desde 2009, com a 1ª CONFECOM, que teve a presença de Lula, quando surgiu o desejo de um encontro que aglutinasse ativistas, até então dispersos em milhares de blogs espalhados pela internet. Surgiu daí a iniciativa levada a público pelo Instituto Barão de Itararé e começou o ciclo de encontros que partiu do 1º Encontro dos blogueiros progressistas, já contando com 8 estados que promoveram seus eventos regionais.


#BlogProgRN

imagem capturada do blog Maria Frô

#BlogProgSP

imagem capturada do Facebook, de Geison

#RioBlogProg

imagem capturada do FaceBook, perfil de Geison

Orkut, Twitter, FaceBook, blogs, portais, redes como a Rede Liberdade e Teia Livre são portais abertos à participação de quem queira contribuir. Muitos blogueiros e ativistas se tornam parceiros com espaço para expressão e análises.

Agora é nossa vez.

Nesta segunda feira, 16 de maio de 2011, às 18h, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, faremos a reunião plenária para fechar o programa, definir tarefas e listar os convidados.

Vamos fazer cada um a parte que nos toca.

Bem vindos.


Um comentário: